quinta-feira, 4 de abril de 2013

A IMPORTÂNCIA DA NORMA CULTA NA ATUALIDADE




Objetivos de aprendizagem: Reconhecer as variações que uma língua pode apresentar, a utilidade de cada variante linguística e a importância da variedade padrão na atualidade.






Alguma vez você já se sentiu inferiorizado pelo modo como fala?

Se sim, saiba que esse sentimento é normal. Isso geralmente ocorre quando nosso interlocutor é uma pessoa mais instruída do que nós e, por isso, tem maior domínio da variedade padrão.

A escola, ao assumir o compromisso de ensinar a variedade padrão, não tem em vista eliminar a língua que o aluno traz de casa, mas prepará-lo para se comunicar com segurança e competência, independente de sua origem social.




Variantes linguísticas 

A linguagem verbal está intimamente relacionada à identidade do falante e à circunstância em que ocorre o ato da fala. O uso da língua varia segundo a idade, o grau de instrução, a região de origem ou de moradia, a profissão do falante e segundo a situação ou o lugar em que se encontra. Essas modalidades são chamadas de variantes linguísticas.

O convívio social em situações cotidianas permite descontração e informalidade ao falar e escrever. Permite o uso da linguagem coloquial. Mas em determinadas circunstâncias, nem sempre é possível a informalidade, é preciso atentar e obedecer às regras gramaticais e usar uma linguagem mais formal, a linguagem culta.




 Coloquial: próprio da conversação entre duas ou mais pessoas.











É importante adequar o nível de linguagem à situação em que se produz o ato da fala. É importante o conhecimento da linguagem culta para ter a possibilidade de expressar ideias de diferentes formas, de ampliar conceitos e, sobretudo, de ser mais bem compreendido.







Falar e escrever

Quando falamos, as palavras saem espontaneamente, obedecem a estímulos variados; utilizamos palavras que fazem parte de nosso acervo vocabular. Já para escrever, precisamos organizar cuidadosamente o pensamento, buscar palavras e frases inteiras que representem ideias, exteriorizem sentimentos e manifestem desejos e vontades.

Escrever é o resultado de um processo de elaboração linguística, é uma tarefa que exige concentração, conhecimentos gramaticais, ainda que mínimos, e, sobretudo, criação; é preciso criar um texto escrito.

Falar uma língua não implica somente aprender a ler e escrever palavras, mas também a capacidade de lidar com elas, de usá-las para adquirir conhecimentos e garantir a expressão de nossas ideias.











   
     





Variedade padrão

Também conhecida como língua padrão ou norma culta, essa variedade é utilizada na maior parte dos livros, jornais e revistas, em alguns programas de televisão, nos livros científicos e didáticos e é ensinada na escola. As demais variedades linguísticas – como a regional, a gíria, o jargão de grupos ou profissões (linguagem dos policiais, dos jogadores de futebol, dos metaleiros, dos surfistas, etc.) – são chamadas genericamente de variedade não padrão.



 Jargão: linguagem corrompida ou gíria profissional.










 Apesar dos preconceitos sociais em relação a variedades não padrão, todas são válidas e têm valor nos grupos ou nas comunidades em que são usadas.








Por considerarem a língua padrão “elitista”, há hoje uma corrente de professores e linguistas contrários ao ensino da norma culta nas escolas. Esquecem-se de que as escolas buscam formar exatamente a elite da sociedade, segmento que contribui mais (e melhor) para o progresso do país.




  É importante lembrar que em situações sociais que exigem maior formalidade – por exemplo, uma entrevista para obter emprego, um requerimento, uma carta dirigida a um jornal ou uma revista, uma exposição pública,uma redação num concurso público - , a variedade linguística exigida quase sempre é a padrão. Por isso é importante dominá-la bem.




   










Resumo da aula: Nessa aula, você pôde refletir sobre as variedades da língua portuguesa, sobre a existência do preconceito linguístico e, também, sobre a valorização e a utilização da norma culta.


        
            files.comunidades.net/.../...




Atividade A: A seguir são apresentados alguns fragmentos textuais. Sua tarefa consistirá em analisá-los, atribuindo a variação linguística condizente aos mesmos:





1.  Antigamente

“Antigamente, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo sendo rapagões, faziam-lhes pé-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio."
                                                       Carlos Drummond de Andrade

2.      Vício na fala

Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados.
                     Oswald de Andrade

3.  “Aqui no Norte do Paraná, as pessoas chamam a correnteza do rio de corredeira. Quando a corredeira está forte é perigoso passar pela pinguela, que é uma ponte muito estreita feita, geralmente, com um tronco de árvore. Se temos muita chuva a pinguela pode ficar submersa e, portanto, impossibilita a passagem. Mas se ocorre uma manga de chuva, uma chuvinha passageira, esse problema deixa de existir.”

4.  - E aí mano? Ta a fim de dá uns rolé hoje?
Qual é! Vai topá a parada? Vê se desencana! Morô velho?



Atividade B: “Norma culta é uma forma linguística que todo povo civilizado possui, é a que assegura a unidade da língua nacional. É justamente em nome dessa unidade, tão importante do ponto de vista político-cultural, que é ensinada nas escolas e difundida nas gramáticas. Por isso, é a forma linguística utilizada pelo segmento mais culto e influente de uma sociedade.” (Luiz Antonio Sacconi) Você concorda com o ponto de vista dos professores e linguistas que consideram a norma culta “elitista”? Apresente seu ponto de vista, considerando as mudanças ocorridas na educação brasileira ao longo dos anos.  

10 comentários:

  1. Norma culta não é ser elite, moro na favela e preocupe-me com a norma culta. É o que garante a unidade da língua e o que me faz expressar de forma concisa. Depois falando-a, eu honro a última flor de lácio, camões e todos que somam para esta língua maravilhosa que amo tanto. Aproveitando o ensejo. Deixou um comentário meu sobre como algumas coisas mudadas na nossa forma de falar, tornariam o português culto mais acessível às massas.

    Não há nada diferente em usar o tu ou o você, dá na mesma, o entrave é, usa-se a próclise sem necessidade, inicia-se frases com ela porquê? Por que a balburdia com frases com pronomes átonos oblíquos de segunda pessoa, o te, sendo que usamos o você, devia-se usar, o lhe. Pede-se sempre a ênclise. A academia de letras, o que pode contribuir? E os jornalistas não usam mais a mesóclise e a ênclise por quê? E na televisão aberta, não se devia cobrar mais dos jornalistas a forma culta? Responda-me, por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdão! Quando criei este blog (trabalho realizado nas disciplinas Educação à Distância e Novas Mídias), não pensei em mantê-lo. Seria interessante ter tempo suficiente para me dedicar a comunicação virtual, mas, infelizmente, só hoje (quase um ano depois) é que tive a curiosidade de dar uma olhadinha, e me deparei com seu comentário.
      Alegro-me imensamente por saber que ainda existem pessoas apaixonadas pela nossa língua. Pessoas que questionam e/ou querem discutir esse tema. Confesso que temo pelos "modismos" que, inevitavelmente, têm nos afastado da norma culta. Chego a pensar que, no futuro, terão que buscar novas formas de garantir a unidade da língua. Os adolescentes e crianças de hoje podem estar vendo a norma culta como muitos adultos veem o latim.

      Caso chegue a ler essas observações, atrasadíssimas, quero que saiba o quanto seu comentário é gratificante. Tenho certeza de que suas ideias não se restringem aos textos escritos. Isso mesmo, propague-as, provoque debates e estimule as pessoas a valorizar o que temos de melhor.

      Muito obrigada!

      Excluir
  2. adorei o texto, facil e atrativo de ler!! Eu estava precisando do assunto para uma redação e achei o seu, muito obrigado professora, você escreve muito bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço!
      Fico muito feliz por alguém ter lido e pelo assunto ter sido útil.
      Sucesso nos estudos!

      Excluir
  3. Obrigada professora! pelo belo texto.tive um melhor esclarecimento, sobre variação linguística e norma culta.

    ResponderExcluir
  4. ME AJUDA A FAZER UM ARTIGO DE OPINIÃO SEM OPINIÃO FORMADA AAAAAA

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu texto, tive muita dificuldade em entender sobre o assunto, acabei me deparando com o seu texto e achei excelente, facif de interpretar e muito agradável a leitura, parabéns me ajudou muito em um trabalho da faculdade. parabéns

    ResponderExcluir
  6. how to get titanium white octane and red scorpion
    how to get cerakote titanium titanium white octane and red scorpion tips and tricks to increase your 5 steps · 5 min · titanium exhaust Materials: columbia titanium jacket Materials: Email, Hanging, Sandpaper or Lather titanium stud earrings Materials: Paper titanium welder or Lather.

    ResponderExcluir